sexta-feira, 18 de março de 2016

Amazônia, Geopolítica na Virada do III Milênio

Em seu memorial para provimento do cargo de titular do Departamento de geografia da Universidade do Brasil/UFRJ, Bertha K. Becker fala do sentido de sua trajetória acadêmico-profissional referindo-se a uma paixão e a uma identificação pessoal pela grafia da Terra, não como simples descrição, mas como design, desenho e projeto. Para Bertha, a Geografia do Brasil, é, pois, design e projeto do Brasil como parte constitutiva do projeto Terra.

É a partir desta perspectiva que a autora, uma das mais importantes geógrafas brasileiras na atualidade, desenvolve neste livro uma notável contribuição, pela via da Geografia Política, ao conhecimento dos processos contemporâneos que atribuem significado às transformações ocorridas nas últimas décadas na Amazônia brasileira.
Este livro é o resultado de uma longa carreira voltada à pesquisa, à análise e à reflexão sobre essas transformações. Bertha Becker oferece, assim, a estudantes, professores, pesquisadores, especialistas em gestão e políticas públicas e a todos os interessados neste tema – candente para o presente e o futuro do Brasil – uma compreensão da dinâmica regional amazônica a partir da análise das formas conflituosas de sua apropriação por diferentes autores.
Essa compreensão é pontuada pelo conceito de fronteira, desenvolvido pela autora em obras anteriores, enquanto espaço não plenamente estruturado e, por isto mesmo, potencialmente gerador de realidades novas; um espaço cuja especificidade é a sua virtualidade histórica. A este conceito somam-se perspectivas derivadas da observação aguda das complexidades do contexto contemporâneo, que contribuem para redefinir a dinâmica da região. 



Editora: Garamond

Sem comentários:

Enviar um comentário